Por Bruno de Azevedo

Imagine você ser um homem solitário, que vive sua vida de forma metódica, sem grandes mudanças e, de repente, encontra um gato de rua que lhe confia atenção. Agora imagine você ser um gato de rua, acostumado com a liberdade de ir e vir, se aventurar sem receio e, como de súbito, começa a estabelecer uma amizade inusitada com um homem de olhar bondoso, mas melancólico.
Este é o início de uma história linda entre dois seres que encontraram na companhia e na amizade o meio de viver em harmonia. Nana, um gato inteligente e esperto, se liga a Satoro, um homem que gosta de sua vida solitária, mas que vê no seu novo amigo o conforto de um lar.
Após alguns anos juntos, Satoro resolve viajar com Nana à procura de novos donos. Não sabemos o porquê desta viagem, ou porque, após alguns anos, ele resolve encontrar novos donos para seu gato.
Nesta viagem, descobrimos o passado de Satoro, pois a cada parada, ele visita seus amigos que são possíveis candidatos a adotarem seu gato. Como já era de se imaginar, Nana acaba não se adaptando a estas pessoas, já que, como um gato esperto e de personalidade forte, não se deixa ser seduzido por possíveis guaritas.
Uma das coisas mais interessantes deste livro é o comportamento de Nana, pois quem tem gato em casa consegue identificar seu comportamento natural a um felino. É ele, inclusive, que narra grande parte dessa viagem. Os diálogos são engraçadíssimos e bem articulados.
Este é um livro que vai lhe trazer muitas informações sobre a cultura japonesa; vai lhe apresentar costumes orientais; vai lhe divertir; mas, sobretudo, vai lhe emocionar.
O sentimento de um pet para com seu dono é a mais pura definição de amor puro.
Me emocionei muito com esta obra e já estou muito curioso para ler mais livros desta autora que fez com que sua literatura despertasse emoções profundas através da leitura.
Super recomendo esta obra para aqueles que querem saber como é a vida dos gatos com seus tutores.
Autor (a): Hiro Arikawa
Editora: Afaguara
Páginas: 256
Arte CULTURA Literatura Livros RESENHA
Last modified: 24/11/2025






















Curioso!!!