Written by 13:58 RESENHA

O ÓDIO QUE VOCÊ SEMEIA: a literatura para jovens que escancara as mazelas de um país racista

Por: Bruno Azevedo

Muitos leitores têm a arrogância de dizer que livros jovens/adultos não são literatura. Que a grande magia de se ler está nos clássicos, nas histórias densas, algumas vezes confusas… deixando à margem a literatura elaborada para adolescentes. Sim, é claro que algumas obras são bem problemáticas em relação ao enredo e às suas temáticas, mas há outras que servem para denunciar certos males que assolam a humanidade por séculos.

Esse é o caso de “O ódio que você semeia”, da autora norte-americana, Angie Thomas.

Na história, acompanhamos a vida de Starr que aprendeu com os pais, ainda muito nova, como uma pessoa negra deve se comportar na frente de um policial.

Não faça movimentos bruscos.

Deixe sempre as mãos à mostra.

Só fale quando te perguntarem algo.

Seja obediente.

Quando ela e seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura, tudo o que Starr espera é que Khalil também conheça essas regras. Um movimento errado, uma suposição e os tiros disparam. De repente, o amigo de infância da garota está no chão, coberto de sangue. Morto.

A partir daí, as manchetes de jornais entram numa guerra narrativa sensacionalista. Alguns veículos o chamam de “bandido”, outros de “traficante”. Ou seja, a mídia estava exercendo todo seu racismo via meios de comunicação. Entretanto, havia um problema social grave nessa narrativa: a truculência policial, deixada de lado para pautar uma morte quase que “necessária”. Afinal, os jornais só sabiam veicular a morte de mais um “bandido preto” dos bairros periféricos da cidade.

“Esse é o ódio que estão semeando, filha, um sistema elaborado contra nós. Essa é a vida bandida, a vida marginal, a Thug Life.”

Indignada e fervilhando por justiça, a protagonista tenta voltar para sua vida normal, mas não havia mais normalidade em ter seu melhor amigo morto injustamente pela polícia.

Esta é uma história baseada em fatos que envolve o leitor do início ao fim. Como leitor, você compartilha da indignação e do sofrimento de pessoas que moram à margem da sociedade, mas querem ser tratadas com dignidade.

O livro venceu vários prêmios internacionais, atingiu o 1º lugar na lista de mais vendidos do New York Times e foi adotado aqui no Brasil para o PNLD Literário, sendo disponível nas escolas públicas do país.

Recomendo muito a leitura!

Autor: Angie Thomas

Editora: Galera

Páginas: 378

Não perca nossas novidades!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Visited 3 times, 1 visit(s) today

Last modified: 12/12/2025

Close

Olá Aortano👋,
que bom te ver por aqui.

Inscreva-se e receba em primeira mão a nossa newsletters.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.