Written by 12:30 LANÇAMENTO • One Comment

Ikaro Maxx lança obra monumental de poesia, política e insurgência literária

O poeta, performer e provocador cultural Ikaro Maxx apresenta Descasque & Veja (Provokeativa, Selo Neomarginal, 2025), livro de grande fôlego que reúne mais de vinte anos de criação e provocação literária. Com 344 páginas em capa dura, o volume configura-se como uma antologia múltipla, fragmentária e visceral, composta por “itinerários de aventura, tesão & subversão, fragmentos (extra-anti)poéticos vividos entre 1999-2025” .

A obra é declaradamente instável, aberta, metamórfica: “Esse formato caótico, vivo e aberto […] poderá novamente entrar em novo estado de metamorfose – e talvez nem sair pra trabalhar, transformado em barata como Gregor Samsa” . Nela convivem cut-ups, escrita automática, colagens poéticas, manifestos, textos eróticos e políticos, orações dionisíacas e experiências radicais: “Assemblage de cut-ups, escrita automática, sussurros subconscientes, receitas rituais, criação espontânea, religiosidade freak & détournements” .

Na apresentação, Ikaro reconhece a dificuldade de sintetizar sua trajetória:

“Minha ideia inicial era mergulhar em minhas produções precedentes […] Porém, que missão difícil essa, porra! […] Um dos motivos: nunca me tomei por um ‘autor’ ou ‘escritor’ no sentido tradicional […] fui seguindo o meu caminho… ainda que comendo do pão que o djabo amassou!” .

O livro convoca o leitor para a desobediência criativa:

“TORNE A POESIA PERIGOSA PARA O STATUS QUO NOVAMENTE” .

Nos posfácios e textos críticos que acompanham a obra, Ikaro é descrito como um experimentador radical, que recusa o mercado e a estagnação literária, recolhendo do corpo e da rua a matéria para uma escrita insurgente, política e erótica. Descasque & Veja é tanto arquivo quanto explosão, celebração e sabotagem, um livro que não se lê apenas: se vive.

A quarta capa traz olhares críticos que revelam a potência da obra e de seu autor:

  • “A poesia de Ikaro é sanguínea, é alta! Uma fonte de pulsão de vida tão inesgotável com imensa capacidade de cura. (…) Um autêntico amante da palavra – um poeta da eterna transição do mundo.” — Heron Coelho
  • “Ikaro Maxx é um corpo-manifesto […] Um corpo que espalha gasolina por onde passa. Um corpo que derrama pólvora. (…) Como manifesto, grita, grafa, grava, cava, corta, pixa, puxa os espíritos para uma dança cujo ritmo é o desejo.” — Leonardo Chagas
  • “A escrita poética de Ikaro Maxx é como ele próprio. Figura serpenteante entre o real e o absurdo do real, urgente como um urro no meio da noite monótona. (…) Basta ver o resultado que tem diante dos olhos, mergulhe e se perca sem medo, só não espere ser o mesmo depois da leitura.” — Jim Duran
  • “Vá criar imagens poéticas insólitas assim na PQP!” — Claudio Willer

Assim, Descasque & Veja se impõe como um livro que não apenas se lê, mas que se vive — onde a poesia é risco, erotismo, política, excesso e desobediência criativa.

Não perca nossas novidades!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Visited 159 times, 1 visit(s) today

Last modified: 17/09/2025

Close

Olá Aortano👋,
que bom te ver por aqui.

Inscreva-se e receba em primeira mão a nossa newsletters.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.