Por Tânia Azevedo
A palavra naif tem origem francesa e significa ingenuidade. Surgiu no século XlX , na Europa, definida como arte da espontâneidade , originalidade, intuitiva e livre de regras acadêmicas.
O pintor francês Herri Rousseau ( 1844 – 1910 ) é considerado o precusor desse estilo de pintura e foi reconhecido dessa forma quando expôs suas obras no ” Salão dos Independentes” na França, em1886.
A expressão artística, muitas vezes chamada de arte primitivista moderna, é permeada por imagens do cotidiano, retratados de modo a lembrar de sonhos infantis, devido a ingenuidade. Esse estilo tem características próprias como por exemplo o uso frequente de cores vivas e vibrantes, espontâneidade, e preferência por temas alegres e traços figurativos.
No Brasil Djanira da Mota e Silva (São Paulo) e Heitor dos Prazeres ( Rio de Janeiro) foram grandes representantes da arte Naif no Brasil no século XX.
A pintura naif brasileira é muito rica com suas cores vivas , uma imaginação criativa, espontânea e informal, uma das manifestações mais autênticas da nossa cultura, ocupando um lugar de destaque no cenário artístico mundial.
Viva a pintura naif brasileira !
Last modified: 07/09/2024